N.º 14 SET/OUT 2022 editorial por Susana Santos À procura de outra coisa. No poema de Lorca, “A rosa não buscava a rosa: imóvel pelo céu, buscava outra coisa”. Nós, no Âmbito Cultural, também estamos à procura. Sabemo-nos acompanhados pelo permanente estado de inquietação de quem, como nós, busca na Poesia, na História, na Arte, na Filosofia e na Ciência novas respostas e novas perguntas. E é Lorca que nos inspira em duas sessões muito especiais, uma de poesia e música, outra de música e teatro que prometem, pelo menos durante umas horas, “desfolhar a lua” como gostaria o poeta de fazer com os seus dedos. Nesta programação de Outono, ainda se sente o calor intenso do Verão e as consequentes preocupações com o nosso corpo comum, cujo pulmão, a Amazônia, nos implora uma trégua. Pelo que lhe propomos uma semana de imersão naquele território encantado, ao mesmo tempo que, no âmbito da saudável parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, nos confrontamos com os “Oceanos de Plástico”. Os cursos e conferências desta programação convocam-nos para histórias improváveis, como sejam as consequências da hegemonia de uma só língua, a questão da humanidade, da sua evolução e dos seus valores, a importância da dramaturgia na construção da nossa identidade, as formas da arte e da música ou, ainda e como sempre, a história das ideias e de como enformam a coisa pública. Destacamos ainda o início de uma parceria com a Mensagem de Lisboa, esse extraordinário diário da cidade, cujo olhar nos leva, invariavelmente, à nossa subsistência e relação com o espaço urbano. E desafiando toda a lógica, fazemos uma finta a esse espaço público e convidamos, para dentro do nosso próprio espaço, que é também seu, a instalação dos personagens de Robert Panda, cujo epíteto de “Estúpidos” nos convida ao humor, à crítica e, sobretudo, como em toda a arte urbana, à procura de outra coisa… Querido amigo do Âmbito Cultural, ou futuro amigo, se quiser, como desejamos, juntar-se a nós, se não tem certezas e gosta de se interrogar, venha daí, não prometemos respostas, mas garantimos-lhe muitas mais dúvidas! .ou desfolhar a lua O El Corte Inglés entende, por herança do seu fundador, que deve retribuir à sociedade uma parte do que dela recebe. Neste sentido, criou a marca Âmbito Cultural , que é uma das suas expressões de responsabilidade social corporativa e que visa a organização de actividades de promoção do conhecimento e de difusão de valores culturais junto dos cidadãos, contribuindo para o seu desenvolvimento e enriquecimento pessoal e, colectivamente, para o progresso da sociedade em que se insere.
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